sexta-feira, 28 de maio de 2010

AVALIAÇÃO - Novo Fiat UNO Atracttive 1.4

NOVO FIAT UNO, NOVO TUDO!  
 
A frase não poderia ser diferente! O Novo Uno ficou realmente um novo carro, como antigamente, o design do Uno Mille foi revolucionario, e ele mudou, e tambem agora ele está com um design ''revolucionario'', a frase não poderia ser assim ? NOVO FIAT UNO, O CARRO DESIGN, a moda do Kia Soul.

Antigamente... o Uno foi apresentado à imprensa em 20 de Janeiro de 1983 idealizado para substituir o 127 (147 no Brasil). Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano em 1985 e 1992
.
Depois de alguns dias sendo exposto em revendas da Fiat, o Novo Uno agora já pode ser experimentado pelos consumidores.


Andamos na unidade padrão de test-drive Attractive 1.4 na cor vermelho que tem desempenho, visual moderno, conforto, ótimo espaço interno, boa suspensão.. O modelo é o mais completo oferecido nas revendas, pois o Way só se for encomendado. O Vivace pode ser encontrado no estoque, mas nunca aparecendo no show-room.
O modelo, que teve seu visual levemente inspirado no Fiat Panda europeu, ganha linhas ousadas e modernas, uma inovadora grade dianteira com três entradas quadradas de ar no lado esquerdo que, além de ter a função de refrigeração, também representam as três letras do nome UNO.
O Novo Uno agrada visualmente e com porte maior, passa uma sensação de maior robustez e segurança.

O acesso aos bancos dianteiros e traseiros é bom, quem tem estatura alta pode acabar batendo a cabeça na alça do teto na traseira.

O desenho da traseira, nas versões Vivace e Attractive, conta com um para-choque pintado na cor do carro de desenho limpo e uma proteção plástica com defletores nas extremidades e lanternas verticais vermelhas com detalhes em acabamento translúcido.

Na versão com visual aventureiro, o Novo Uno Way, para transmitir uma ar mais despojado, os para-choques não são pintados e são integrados a grandes proteções plásticas das caixas de roda. A lanterna possui acabamento em fumê. No teto, o modelo traz barras longitudinais de desenho diferenciado que servem como bagageiro. Na parte dianteira, o para-choque e a grade também não são pintados enquanto os faróis contam com máscara negra.

O novo Fiat Uno traz também um conteúdo inédito para o seu segmento: o para-brisa térmico, que tem a função de desembaçamento. Este item quando acionado leva até três minutos para desembaçar o para-brisa por completo. No final deste tempo a função é desativada automaticamente.

Design

A evolução do quadrado
Um dos grandes motivos de orgulho do Centro Estilo Fiat para América Latina e também do Centro Estilo Fiat da Itália é todo o processo de criação do novo Fiat Uno. Mas isso pouco significaria se o produto final do trabalho não fosse especial. E o novo Fiat Uno é.
Desde o início do processo de criação, os designers trabalharam lado a lado com um estúdio de pesquisa, fazendo perguntas, apresentando propostas e obtendo feedback.
O resultado: um conceito absolutamente original, bem-humoradamente denominado “Round Square”, ou quadrado arredondado, que norteou todo o desenvolvimento do novo carro.
E o que, exatamente, é um quadrado arredondado? Partindo do ícone Uno e suas formas quadradas, os designers cunharam o novo quadrado – pop e moderno, a evolução. Para lhe dar forma, eles empregaram premissas de Industrial Design (desenho industrial) – em vez dos tradicionais princípios do Automotive Design (desenho automotivo), com suas linhas mais curvas e esportivas – para criar as linhas arredondadas do novo modelo.
Adotando o quadrado como partida, foi concebido um carro de formas geométricas e equilibradas. Os quadrados com curvas remetem ao Fiat Uno mas, ao mesmo tempo, representam um conceito contemporâneo e uma tendência daqui para a frente. Passado, presente e futuro se fundem com ousadia e trazem o novo.



Externamente


Os quadrados arredondados se fazem notar, primeiramente, na surpreendente dianteira do novo Fiat Uno: os designers da Fiat posicionaram, entre o farol esquerdo e o emblema da marca, três elementos puramente estéticos, que cativam o olhar e despertam a curiosidade de explorar mais além. 
Sem dúvida é uma tremenda evolução em relação ao modelo atual.
Na dianteira, por exemplo, o grande e envolvente para-choque traz um quadrado dividido por uma barra horizontal onde é posicionada a placa e duas entradas de ar. Seus cantos arredondados fazem um jogo geométrico com os quadrados laterais que embutem os faróis de neblina. E também guiam os olhos aos faróis, formados por dois quadrados superpostos de cantos arredondados.



Internamente

O painel lembra o Dobló

A posição de dirigir é um pouco mais elevada que a do Mille e agrada. A visibilidade geral é boa, só perdendo um pouco na traseira, devido as grandes colunas C e a altura reduzida do vidro traseiro. O conjunto óptico ilumina bem e ainda conta com faróis de neblina na versão de test-drive. O painel é bem iluminado e de fácil leitura.
Os retrovisores são grandes e parecem estar de cabeça para baixo devido ao seu formato, mas ajudam bastante nas manobras, possibilitando ver até a guia da rua por serem mais baixos.
Aliás, o Novo Uno externamente parece mais baixo do que deveria ser, mas por dentro a altura é boa, sendo que em nenhum momento a cabeça irá raspar no teto.

O revestimento das portas tem vários panos, certo ? Errado!, a Fiat economizou neste detalhe, todas as portas tem detalhes de panos, mais na verdade é tudo plástico! Vá até uma concessionária e veja você mesmo.

Os controles estão sem à mão e o volante tem boa pegada. Mas ao girar a chave de ignição é que as algumas semelhanças e diferenças com o Mille aparecem. Os vidros elétricos poderiam ter acionamento nas portas para maior segurança.
O console do teto ajuda quem quer mais porta-treco ou monitoração visual das crianças no banco de trás, mas reduz a sensação de maior espaço interno por estar bem próximo da cabeça do motorista e passageiro.

Porta-Óculos que veio da MiniVan Idea.


Motor e Suspensões

Ao se dar a partida, o ruído do motor chega abafado aos ouvidos, traduzindo a melhora no isolamento acústico do novo modelo em relação ao Mille. Como no Mille, o motor gira sem trepidações ou ruídos muito perceptíveis.

Os pedais são bem macios e o apoio de pé é garantia de maior conforto na estrada. A alavanca de mudanças tem engates iguais aos do Mille.
Na aceleração, mesmo 1.4, o motor parece exigir um pouco mais para poder empurrar todo o conjunto. Mas essa impressão se desfaz depois da segunda marcha em diante. O ruído do motor começa a aparecer e lembra o Mille.
A suspensão parece um pouco dura, mas absorve bem as irregularidades do solo. A estabilidade é muito boa e os freios agem de forma precisa, embora sem ABS na unidade testada.

*
Mesmo sendo o mais personalizável do mercado, o novo lançamento da Fiat apresenta um conjunto que já daria trabalho para a concorrência mesmo que não contasse com esse detalhe.
O Novo Uno tem bom acabamento, espaço interno, robustez aparente e um nome que poderá fazê-lo disputar a liderança de mercado com o Gol. Alguém dúvida?

Fonte:  Fiat, Noticias Automotivas,

Confira os preços do Novo Fiat Uno:

- Vivace 1.0 (duas portas): R$ 25.550
- Vivace 1.0 (quatro portas): R$ 27.450
- Attractive 1.4 (duas portas): R$ 29.280
- Attractive 1.4 (quatro portas): R$ 31.080
- Way 1.0 (duas portas): R$ 26.690
- Way 1.0 (quatro portas): R$ 28.490
- Way 1.4 (duas portas): R$ 30.070
- Way 1.4 (quatro portas): R$ 31.870 

CONCLUSÃO

O novo Fiat Uno é perfeito para todos, dos mais altos, até os mais baixinhos, quer mais alguma coisa ? E ainda ele pode ficar com sua cara, desde as vesões, até as inéditas opções de personalização! Se você está em duvida em qual Hatch da Fiat quer comprar, vá de novo UNO, ou senão, espere até o final do ano que vem para comprar o novo Palio, que daqui a alguns dias você irá ver aqui neste mesmo blog a projeção da nova geração do Hatch.


Agradecimentos: Reginaldo, vendedor da concessionária Fiat de Orlândia - Colorado Veículos. Obrigado! 

Atenção, apesar de o texto ser parcialmente copiado não significa que o Leo Andrade Design não fez o teste! Apenas reprisamos os textos encontrados em dois sites que agente achou do Uno. Obrigado. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do carro, acho que pode sim roubar a liderança do gol.
Só o tempo dirá!

Parabêns a Fiat...

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

só achei caro demais, mas até que me pareceu um carrinho bom...