Apesar de não ser uma novidade tão grandiosa no mercado, estamos publicando aqui no Leo Andrade Design as Impressões Rápidas da Nova SpaceFox, onde esta ida a concessionária para as impressões da perua, cujo a Volkswagen nomeia de SportWagon foi realizada a alguns meses. O automóvel compacto familiar recebeu modificações necessárias no visual e no interior. A Volkswagen SpaceFox chegou no ano passado no mercado brasileiro com a identidade de estilo da marca alemã, presente em praticamente quase todos seus modelos atuais.
A dianteira segue o padrão encontrado no Novo Fox, com faróis trapezoidais ligados a grade – um único elemento diferencia o hatch da perua, um grande friso cromado aplicado na tomada de ar posicionada na parte inferior do pára-choque – a lateral não recebeu nenhuma mudança significativa, apenas novos retrovisores e o friso lateral cromado. A traseira também foi reestilizada; nela podemos encontrar novas lanternas onde agora podem ser encontrada em um formato mais retilíneo, perdendo o formato oval da “antiga geração” e pára-choques redesenhados, com defletores.
O interior foi o local modificado que é o mais agradável de ver. No modelo anterior o acabamento tinha plásticos piores daqueles vendidos em lojinha de 1,99, agora, a cabine conta até com bancos de couros, que por sua vez são opcionais. Agora a SpaceFox tem painel igual ao do Fox, claro, já que a perua é derivada do hatch, que por sinal tem plásticos não tão rígidos, tecido nas portas, um item que ajuda a melhorar o ar de sofisticação na cabine não presente na geração anterior, bancos mais envolventes, enfim, as melhorias foram grandiosas.
A suspensão recebeu reforço. A motorização não obteve nem um cavalo a mais, continua o mesmo 1.6 VHT Total Flex, que entrega 104 cv de potência a 5.250 rpm (com etanol) e 15,6 kgfm de torque (a 2.500 rpm). Segundo a Volkswagen esse propulsor acelera de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos e atinge velocidade máxima de 181 km/h, abastecido com etanol. O câmbio pode ser o manual de cinco marchas, ou o já conhecido I-Motion, uma espécie de câmbio manual, mas que não conta com o pedal de embreagem, o que possibilita fazer a transmissão das marchas ao modo automático – porém, as trocas de marchas com o I-Motion no modo automático não é tão eficaz quanto aos automáticos de verdade – ainda podem se perceber trancos.
O espaço interno também permanece o mesmo, o banco traseiro que da a sensação de ser elevado e o assento não é tão longo quanto devia estão ali – porém o espaço para as pernas é razoável – o banco traseiro corrediço possibilita aumentar a capacidade do porta-malas de 430 litros para 527 litros.
Com um novo pacote de acabamento interno, a SpaceFox oferece agora na versão Sportiline detalhes internos em cinza Siberiam e bancos em tecidos Grafite Machiatto e malharia Loop Titan. A lista de opcionais é grande, há rádio CD Player, com MP3, conexão Bluetooth e entradas para USB, SD Card e iPod e quatro alto-falantes e dois tweeters, volante, portas e bancos revestidos em couro e vinil, sensor de estacionamento, volante multifuncional, pintura metálica ou perolizada, entre outros – possibilitando chegar ao valor de até mesmo R$ 64.220 – preço um tanto quanto exagerado para uma perua do seu porte, com este dinheiro você pode adquirir uma Renault Mégane Grand Tour e ainda pagar seguro, onde sobra bastante dinheiro. Há também o Hyundai i30 CW.
PONTOS POSITIVOS
Design
Acabamento
Estrutura interna
Inúmeros porta-objetos
PONTOS NEGATIVOS
Potência do motor
Preço
Porta-malas quando comparado ao da Fiat Palio Weekend
VEREDICTO
Concluímos que a Volkswagen SpaceFox tem todos os quesitos necessários para bater a Palio Weekend, que ainda não ficou atrás da perua alemã em vendas. Porém, o principal problema é que o preço da SpaceFox 2011 ficou alta demais quando completa, há opções melhores no mercado.
Por Leonardo Andrade - Leo Andrade Design
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