domingo, 15 de maio de 2011

IMPRESSÕES RÁPIDAS - Volkswagen SpaceFox Sportline 1.6 manual


Apesar de não ser uma novidade tão grandiosa no mercado, estamos publicando aqui no Leo Andrade Design as Impressões Rápidas da Nova SpaceFox, onde esta ida a concessionária para as impressões da perua, cujo a Volkswagen nomeia de SportWagon foi realizada a alguns meses. O automóvel compacto familiar recebeu modificações necessárias no visual e no interior. A Volkswagen SpaceFox chegou no ano passado no mercado brasileiro com a identidade de estilo da marca alemã, presente em praticamente quase todos seus modelos atuais. 


A dianteira segue o padrão encontrado no Novo Fox, com faróis trapezoidais ligados a grade – um único elemento diferencia o hatch da perua, um grande friso cromado aplicado na tomada de ar posicionada na parte inferior do pára-choque – a lateral não recebeu nenhuma mudança significativa, apenas novos retrovisores e o friso lateral cromado. A traseira também foi reestilizada; nela podemos encontrar novas lanternas onde agora podem ser encontrada em um formato mais retilíneo, perdendo o formato oval da “antiga geração” e pára-choques redesenhados, com defletores. 


O interior foi o local modificado que é o mais agradável de ver. No modelo anterior o acabamento tinha plásticos piores daqueles vendidos em lojinha de 1,99, agora, a cabine conta até com bancos de couros, que por sua vez são opcionais. Agora a SpaceFox tem painel igual ao do Fox, claro, já que a perua é derivada do hatch, que por sinal tem plásticos não tão rígidos, tecido nas portas, um item que ajuda a melhorar o ar de sofisticação na cabine não presente na geração anterior, bancos mais envolventes, enfim, as melhorias foram grandiosas. 


A suspensão recebeu reforço. A motorização não obteve nem um cavalo a mais, continua o mesmo 1.6 VHT Total Flex, que entrega 104 cv de potência a 5.250 rpm (com etanol) e 15,6 kgfm de torque (a 2.500 rpm). Segundo a Volkswagen esse propulsor acelera de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos e atinge velocidade máxima de 181 km/h, abastecido com etanol. O câmbio pode ser o manual de cinco marchas, ou o já conhecido I-Motion, uma espécie de câmbio manual, mas que não conta com o pedal de embreagem, o que possibilita fazer a transmissão das marchas ao modo automático – porém, as trocas de marchas com o I-Motion no modo automático não é tão eficaz quanto aos automáticos de verdade – ainda podem se perceber trancos.


O espaço interno também permanece o mesmo, o banco traseiro que da a sensação de ser elevado e o assento não é tão longo quanto devia estão ali – porém o espaço para as pernas é razoável – o banco traseiro corrediço possibilita aumentar a capacidade do porta-malas de 430 litros para 527 litros.

Com um novo pacote de acabamento interno, a SpaceFox oferece agora na versão Sportiline detalhes internos em cinza Siberiam e bancos em tecidos Grafite Machiatto e malharia Loop Titan. A lista de opcionais é grande, há rádio CD Player, com MP3, conexão Bluetooth e entradas para USB, SD Card e iPod e quatro alto-falantes e dois tweeters, volante, portas e bancos revestidos em couro e vinil, sensor de estacionamento, volante multifuncional, pintura metálica ou perolizada, entre outros – possibilitando chegar ao valor de até mesmo R$ 64.220 – preço um tanto quanto exagerado para uma perua do seu porte, com este dinheiro você pode adquirir uma Renault Mégane Grand Tour e ainda pagar seguro, onde sobra bastante dinheiro. Há também o Hyundai i30 CW.


PONTOS POSITIVOS

Design
Acabamento
Estrutura interna
Inúmeros porta-objetos

PONTOS NEGATIVOS

Potência do motor
Preço
Porta-malas quando comparado ao da Fiat Palio Weekend

VEREDICTO

Concluímos que a Volkswagen SpaceFox tem todos os quesitos necessários para bater a Palio Weekend, que ainda não ficou atrás da perua alemã em vendas. Porém, o principal problema é que o preço da SpaceFox 2011 ficou alta demais quando completa, há opções melhores no mercado. 


Por Leonardo Andrade - Leo Andrade Design 

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