VOLKSWAGEN CROSS FOX 1.6 TOTAL FLEX
Lançado no dia 27 de novembro de 2009, o CrossFox 2010 chegou para cutucar a concorrência. O modelo “aventureiro” da Volkswagen que tem a sua “aparência” do Fox. As mudanças estéticas fizeram bem ao CrossFox, na briga pela liderança do mercado, que tem como principal rival o Idea Adventure da Fiat, o hatch da montadora, com fábrica em São Bernardo do Campo (SP), ficou com o visual mais “limpo” e mais sofisticado. Além de muitos equipamentos de série e novos opcionais.
O CrossFox pode ser encontrado com preço a partir de R$ 45.549, com repetidor de seta nos retrovisores externos, banco traseiro deslizante e regulagem de altura e distância do volante, rodas de aço estilizadas, semelhantes às da nova Saveiro Trooper. Caso queira acrescentar ar-condicionado, trio elétrico, alarme e direção hidráulica, pneus de uso misto, o valor pula para R$ 49.390 e se seu desejo for ter todos os opcionais oferecidos pela Volkswagen, seu preço sobe para R$ 63.259, incluídos no pacote teto solar, rodas de liga leve de 15 polegadas, bancos de couro, sensor de estacionamento, volante multifuncional, airbag duplo e ABS.
O revestimento das portas são composto por um elegante pano e plásticos de boa qualidade, as maçanetas são de alumínio.
A maçaneta das portas dianteiras se encontra ao lado dois botões para o travamento e o distravamento das
portas.
A versão que entramos para a avaliação foi a com o painel mais simples, mais o acabamento ainda é bom, no banco do motorista, conta com uma gaveta para objetos que se localiza embaixo do assento.
O banco tem um revestimento bom, mais se preferir, e tiver dinheiro, coloque o banco de couro que é bem melhor.
Ao notar as mudanças externas chama logo a atenção os novos faróis duplos com máscara negra com aplique cromado na área interna e os novos faróis auxiliares, que une as funções de neblina e longo alcance na mesma unidade. Uma das novidades é a régua entre os faróis na cor preto brilhante que exibe o logotipo da marca ao centro.
O para-choque dianteiro também foi renovado, que exibe uma larga abertura de ventilação, e a grade do tipo colméia, com os faróis auxiliares nas extremidades e um traço horizontal na cor prata completa as alterações. Na parte traseira o novo CrossFox se mostra mais suave, com o novo suporte do estepe, que merecia uma atenção especial da Volkswagen. Lateralmente, o CrossFox exibe um discreta moldura na caixa de roda, na cor preta, que são ligadas de uma extremidade a outra dos para-choques, que é destacado pelo estribo com formato retangular nos cantos arredondados, com a parte central na cor prata.
A identificação do CrossFox estão por todos os lados, Ao abrir as portas dianteiras, ao lado do banco tem um adesivo identificando o nome do carro, sinonimo de design. Uma faixa decorativa com o nome do carro “CrossFox” na porta traseira em destaque exalta o apelo off-road do hatch e finaliza com as maçanetas e os retrovisores com pisca integrado da cor do carro, assim como a nova roda de liga leve de 15 polegadas (opcional), com pneus na medida 205/60 R15. O rack do teto também foi redesenhado, e agora é composto por duas barras longitudinais de alumínio com acabamento fosco.
O interior do CrossFox também recebeu uma atenção especial, foi totalmente refeito, ficou mais aconchegante e com o nível de acabamento melhor. O câmbio recebeu o nome cross perto dos indicadores de marcha. Utilizando a mesma configuração do novo Fox, mas com pequenas alterações, como os bancos com um material mais agradável ao toque e confortável, que também estão presentes nos painéis das portas.
A raposa, símbolo do Fox foi bordada no encosto dos bancos. Opcionalmente é oferecido “módulo couro”, onde os bancos e as laterais das portas são revestidos parcialmente com este material, assim como manopla, alavanca do freio de mão que acrescenta detalhes em tecido Spancer e feito em costura horizontal. O porta-malas comporta apenas 260 litros, podendo chegar a 353 com a regulagem para frente.
IMPRESSÕES AO ANDAR
O CrossFox que foi avaliado chama bastante atenção pelo design mais atual e os "penduricalhos" aventureiros, que estréia nesse modelo da Volkswagen. Fugindo um pouco do tradicional preto e prata, o CrossFox não passa despercebido nas ruas e nos estacionamentos, todos apontam, chamam os amigos para ver o carro, enfim, uma atração a parte a nova cor do carro. Bom, o que importa aqui é falar sobre o desempenho do carro e o uso diário, além do consumo e comportamento dinâmico. O novo modelo mudou bastante por fora e por dentro, com linhas mais "limpas" e arrojadas. No interior aquele antigo painel pobre de instrumento e bem diminuto deu forma a um novo painel, agora mais encorpado e completo, lembrando modelos como o Polo e o novo Gol, com materiais de boa qualidade, agradáveis ao toque dos dedos, tanto no tablier quanto nas laterais das portas, o ambiente interno ficou mais confortável. Assim como os bancos, com um tecido mais macio e confortável. Simplismente, o Hatch Aventureiro da marca alemã é simplismente um show! Vale apena.
A versão que andamos é esta da foto acima, o painel do carro foi o mais sofisticado que é vendido como opcional.
FICHA TÉCNICA:
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8V, flex, 1.598 cm³ de cilindrada
Potência: 101 cv (gasolina) a 104 cv (etanol) a 5.250 rpm
Torque: 15,4 kgfm (gasolina) a 15,6 kgfm (etanol) a 3.850 rpm
Direção: hidráulica
Câmbio: manual de cinco velocidades
Suspensão: dianteira independente tipo McPherson com barra estabilizadora; traseira interdependente com braços longitudinais
Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira
Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira
Dimensões: 4,03 m de comprimento; 1,68 m de largura; 1,63 m de altura; 2,47 m de entre eixos
Peso: 1.130 kg
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 260 litros (353 litros com o banco corrediço para a frente)
Nenhum comentário:
Postar um comentário