A frase não poderia ser diferente! O Novo Uno ficou realmente um novo carro, como antigamente, o design do Uno Mille foi revolucionario, e ele mudou, e tambem agora ele está com um design ''revolucionario'', a frase não poderia ser assim ? NOVO FIAT UNO, O CARRO DESIGN, a moda do Kia Soul.
Antigamente... o Uno foi apresentado à imprensa em 20 de Janeiro de 1983 idealizado para substituir o 127 (147 no Brasil). Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano em 1985 e 1992
.
Depois de alguns dias sendo exposto em revendas da Fiat, o Novo Uno agora já pode ser experimentado pelos consumidores.
Andamos na unidade padrão de test-drive Attractive 1.4 na cor vermelho que tem desempenho, visual moderno, conforto, ótimo espaço interno, boa suspensão.. O modelo é o mais completo oferecido nas revendas, pois o Way só se for encomendado. O Vivace pode ser encontrado no estoque, mas nunca aparecendo no show-room.
O modelo, que teve seu visual levemente inspirado no Fiat Panda europeu, ganha linhas ousadas e modernas, uma inovadora grade dianteira com três entradas quadradas de ar no lado esquerdo que, além de ter a função de refrigeração, também representam as três letras do nome UNO.
O Novo Uno agrada visualmente e com porte maior, passa uma sensação de maior robustez e segurança.
O acesso aos bancos dianteiros e traseiros é bom, quem tem estatura alta pode acabar batendo a cabeça na alça do teto na traseira.
O desenho da traseira, nas versões Vivace e Attractive, conta com um para-choque pintado na cor do carro de desenho limpo e uma proteção plástica com defletores nas extremidades e lanternas verticais vermelhas com detalhes em acabamento translúcido.
Na versão com visual aventureiro, o Novo Uno Way, para transmitir uma ar mais despojado, os para-choques não são pintados e são integrados a grandes proteções plásticas das caixas de roda. A lanterna possui acabamento em fumê. No teto, o modelo traz barras longitudinais de desenho diferenciado que servem como bagageiro. Na parte dianteira, o para-choque e a grade também não são pintados enquanto os faróis contam com máscara negra.
O novo Fiat Uno traz também um conteúdo inédito para o seu segmento: o para-brisa térmico, que tem a função de desembaçamento. Este item quando acionado leva até três minutos para desembaçar o para-brisa por completo. No final deste tempo a função é desativada automaticamente.
Design
A evolução do quadrado
Um dos grandes motivos de orgulho do Centro Estilo Fiat para América Latina e também do Centro Estilo Fiat da Itália é todo o processo de criação do novo Fiat Uno. Mas isso pouco significaria se o produto final do trabalho não fosse especial. E o novo Fiat Uno é.
Desde o início do processo de criação, os designers trabalharam lado a lado com um estúdio de pesquisa, fazendo perguntas, apresentando propostas e obtendo feedback.
O resultado: um conceito absolutamente original, bem-humoradamente denominado “Round Square”, ou quadrado arredondado, que norteou todo o desenvolvimento do novo carro.
E o que, exatamente, é um quadrado arredondado? Partindo do ícone Uno e suas formas quadradas, os designers cunharam o novo quadrado – pop e moderno, a evolução. Para lhe dar forma, eles empregaram premissas de Industrial Design (desenho industrial) – em vez dos tradicionais princípios do Automotive Design (desenho automotivo), com suas linhas mais curvas e esportivas – para criar as linhas arredondadas do novo modelo.
Adotando o quadrado como partida, foi concebido um carro de formas geométricas e equilibradas. Os quadrados com curvas remetem ao Fiat Uno mas, ao mesmo tempo, representam um conceito contemporâneo e uma tendência daqui para a frente. Passado, presente e futuro se fundem com ousadia e trazem o novo.
Externamente
Os quadrados arredondados se fazem notar, primeiramente, na surpreendente dianteira do novo Fiat Uno: os designers da Fiat posicionaram, entre o farol esquerdo e o emblema da marca, três elementos puramente estéticos, que cativam o olhar e despertam a curiosidade de explorar mais além.
Sem dúvida é uma tremenda evolução em relação ao modelo atual.
Na dianteira, por exemplo, o grande e envolvente para-choque traz um quadrado dividido por uma barra horizontal onde é posicionada a placa e duas entradas de ar. Seus cantos arredondados fazem um jogo geométrico com os quadrados laterais que embutem os faróis de neblina. E também guiam os olhos aos faróis, formados por dois quadrados superpostos de cantos arredondados.
Internamente
O painel lembra o Dobló
Os retrovisores são grandes e parecem estar de cabeça para baixo devido ao seu formato, mas ajudam bastante nas manobras, possibilitando ver até a guia da rua por serem mais baixos.
Aliás, o Novo Uno externamente parece mais baixo do que deveria ser, mas por dentro a altura é boa, sendo que em nenhum momento a cabeça irá raspar no teto.
O revestimento das portas tem vários panos, certo ? Errado!, a Fiat economizou neste detalhe, todas as portas tem detalhes de panos, mais na verdade é tudo plástico! Vá até uma concessionária e veja você mesmo.
Os controles estão sem à mão e o volante tem boa pegada. Mas ao girar a chave de ignição é que as algumas semelhanças e diferenças com o Mille aparecem. Os vidros elétricos poderiam ter acionamento nas portas para maior segurança.
O console do teto ajuda quem quer mais porta-treco ou monitoração visual das crianças no banco de trás, mas reduz a sensação de maior espaço interno por estar bem próximo da cabeça do motorista e passageiro.
Porta-Óculos que veio da MiniVan Idea.
Motor e Suspensões
Os pedais são bem macios e o apoio de pé é garantia de maior conforto na estrada. A alavanca de mudanças tem engates iguais aos do Mille.
Na aceleração, mesmo 1.4, o motor parece exigir um pouco mais para poder empurrar todo o conjunto. Mas essa impressão se desfaz depois da segunda marcha em diante. O ruído do motor começa a aparecer e lembra o Mille.
A suspensão parece um pouco dura, mas absorve bem as irregularidades do solo. A estabilidade é muito boa e os freios agem de forma precisa, embora sem ABS na unidade testada.
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Mesmo sendo o mais personalizável do mercado, o novo lançamento da Fiat apresenta um conjunto que já daria trabalho para a concorrência mesmo que não contasse com esse detalhe.
O Novo Uno tem bom acabamento, espaço interno, robustez aparente e um nome que poderá fazê-lo disputar a liderança de mercado com o Gol. Alguém dúvida?
Fonte: Fiat, Noticias Automotivas,
Confira os preços do Novo Fiat Uno:
- Vivace 1.0 (duas portas): R$ 25.550
- Vivace 1.0 (quatro portas): R$ 27.450
- Attractive 1.4 (duas portas): R$ 29.280
- Attractive 1.4 (quatro portas): R$ 31.080
- Way 1.0 (duas portas): R$ 26.690
- Way 1.0 (quatro portas): R$ 28.490
- Way 1.4 (duas portas): R$ 30.070
- Way 1.4 (quatro portas): R$ 31.870
- Vivace 1.0 (duas portas): R$ 25.550
- Vivace 1.0 (quatro portas): R$ 27.450
- Attractive 1.4 (duas portas): R$ 29.280
- Attractive 1.4 (quatro portas): R$ 31.080
- Way 1.0 (duas portas): R$ 26.690
- Way 1.0 (quatro portas): R$ 28.490
- Way 1.4 (duas portas): R$ 30.070
- Way 1.4 (quatro portas): R$ 31.870
CONCLUSÃO
Agradecimentos: Reginaldo, vendedor da concessionária Fiat de Orlândia - Colorado Veículos. Obrigado!
Atenção, apesar de o texto ser parcialmente copiado não significa que o Leo Andrade Design não fez o teste! Apenas reprisamos os textos encontrados em dois sites que agente achou do Uno. Obrigado.
2 comentários:
Gostei do carro, acho que pode sim roubar a liderança do gol.
Só o tempo dirá!
Parabêns a Fiat...
só achei caro demais, mas até que me pareceu um carrinho bom...
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