sexta-feira, 1 de outubro de 2010

RELEITURA - Ford Belina & Del Rey

   BELINA E DEL REY - HISTÓRIA
Ford Belina foi um automóvel fabricado pela Ford, na versão station wagon, lançada em 1970 e descontinuada em 1991, tendo sido substituido pelo Ford Royale.
Pertencia à familia Corcel.
Era disponível somente em duas portas (o Del Rey e o Corcel I tinham versões quatro portas). Inclusive, foi lançado um modelo 4x4, comercializado entre 1985 e 1987, mas logo descontinuado dada a alta incidência de avarias mecânicas no sistema. A Belina também é conhecida por sua economia de combustível(14Km/L) e por ter a suspensão dianteira levantada quando com carga no porta-malas.
Quando o Corcel foi descontinuado, a perua Scala também saiu de linha, pois foi substituida pela Del Rëy Belina, que era idêntica a Scala, só mudava o nome, a mudança ocorreu pela popularidade do nome Belina que iria sair de linha junto com o Corcel.

Del Rey foi um sedan de luxo da Ford lançado em 1981, já como modelo 1982, e descontinuado em 1991, tendo sido substituido pelo Versailles.
De 1981 até 1984 foi disponibilizado nas versões Del Rey (logo conhecida como "prata") e Del Rey Ouro, de duas e quatro portas, disponível também na versão station wagon. A partir de 1985 houve uma remodelagem estética e evolução mecânica, com o propulsor passando a ser denominado CHT. As versões passaram a ser denominadas como L, GL, GLX e Ghia; todas com opção de duas ou quatro portas, e L, GLX e Ghia para a Belina (esta denominada Del Rey Scala). A partir de 1990, com a criação da Autolatina, o propulsor CHT 1.6 foi substituido por um AP 1.8 da Volkswagen acompanhado da caixa de marchas com cinco marchas e reforço na suspensão, o que otimizou seu desempenho.

_______

Quem aqui não lembra da Belina & Del Rey? Um clássico nas ruas até hoje, que enfrentam o trabalho duro, ou até mesmo que ainda levam a familia para o campo. Então, como seria esses dois carros nos dias de hoje? A perua e o Sedan.

Nas projeções abaixo, eu tentei manter as características originais do carro, mais sem peder a identidade visual da marca. Na dianteira, os faróis iriam manter o formato quadrado do modelo original, mais eu resolví distorcer um pouco eles, então, ficou meio arredondados, quadrado arredondado, tipo o round square do novo uno. Na grade, o interior é formada por colméia, tem bordas arredondadas cromadas e ao topo, se encontra um filete cromado.

Já na lateral as maçanetas são modernas, de duplo sentido, que no novo modelo seria diferente do modelo original de antigamente, que é apenas de um sentido. No mesmo local, um vinco foi aplicado pra completar o conjunto. Na questão das duas portas, perderia essa opção no novo Del Rey e Belina, pois no mercado automotivo, não seria muito aceito uma perua com duas portas e um sedan.


Na traseira, a lanterna, semelhante a do Mondeo de 2OO7. A placa seria localizada na tampa do porta-malas, pra deixar o para-choque destacando a ponteira dupla.

O motor seria um 2.0 Duratec, o mesmo utilizado pelo Focus. O novo Del Rey seria um sedan e perua média, no qual se concorreria com Vectra, New Jetta, Focus.... e em questão da Belina, a sua principal concorrente seria o I30.


7 comentários:

Mário Almeida disse...

A belina, ficou mais robusta, e finalmente botaram uma trazeira mais agradável, e espero que seja um acorro arrojado como é a minha belina 85, que tenho um apreço por ela, onde eu posso dezer que deis que eu tenho não deu trabalho e já ate pagol o que eu envestir

nila-lu disse...

bom, eu acho a belina um carro fantástico - tenho uma 76 e não troco por carro novo nenhum - claro q s houvesse essa nova versão aí a coisa ficaria séria, mas q bom estar entre pessoas d mesma tendencia e objetivos; forte abraço; felicidades a todos os felizes proprietários d belina, como eu sou; e viva a belina!!!

Anônimo disse...

Bah queria q fosse verdade né sou fã de carros antigos e poderia ser reenventados né??

Leopoldo L.C. Saul disse...

Sensacional a projeção feita para a Belina,sobretudo,pelas quatro portas,inexistente no modelo origi nal.Quanto ao sedan,acho que ainda não é possível fazer uma avaliação total e completa do visual,por que não aparece uma versão duas portas Entretanto,a proposta apresentada muito pouco lembra do modelo origi nal,aquele que fez sucesso.Mesmo assim,ficaram muito bonitos os visuais tanto do sedan,quanto da station wagon.Parabéns pela idéia e pela modenização da linha Del Rey

Anônimo disse...

eu tenho um del rey 90,nos colocamos a traseira de uma belina do mesmo ano e fizemos ela ter as 4 portas,ficou muito bonita.

Cristiano disse...

Eu adorei os 2 Protótipos desses Carros de 2015, essa Nova Del Rey 2015 muito mais. Gente, vamos mandar as Fotos para a Ford para ela tomar vergonha na cara e fabricar esses Carros. Essas Naves tem que rodar nas Ruas de São Paulo a paritir de 2016!!!

Alvaro Ruas disse...

Até hoje não fizeram nenhum desses carros modernos existem apenas os antigos, inclusive tem uma belina 4x4 85 aqui em casa, mas eu não trocaria pela nova, pois a lataria desses carros novos são de plástico se comparados aos antigos. Em fim os novos nunca aguentarão o tranco dos antigos