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sexta-feira, 1 de outubro de 2010

RELEITURA - Ford Belina & Del Rey

   BELINA E DEL REY - HISTÓRIA
Ford Belina foi um automóvel fabricado pela Ford, na versão station wagon, lançada em 1970 e descontinuada em 1991, tendo sido substituido pelo Ford Royale.
Pertencia à familia Corcel.
Era disponível somente em duas portas (o Del Rey e o Corcel I tinham versões quatro portas). Inclusive, foi lançado um modelo 4x4, comercializado entre 1985 e 1987, mas logo descontinuado dada a alta incidência de avarias mecânicas no sistema. A Belina também é conhecida por sua economia de combustível(14Km/L) e por ter a suspensão dianteira levantada quando com carga no porta-malas.
Quando o Corcel foi descontinuado, a perua Scala também saiu de linha, pois foi substituida pela Del Rëy Belina, que era idêntica a Scala, só mudava o nome, a mudança ocorreu pela popularidade do nome Belina que iria sair de linha junto com o Corcel.

Del Rey foi um sedan de luxo da Ford lançado em 1981, já como modelo 1982, e descontinuado em 1991, tendo sido substituido pelo Versailles.
De 1981 até 1984 foi disponibilizado nas versões Del Rey (logo conhecida como "prata") e Del Rey Ouro, de duas e quatro portas, disponível também na versão station wagon. A partir de 1985 houve uma remodelagem estética e evolução mecânica, com o propulsor passando a ser denominado CHT. As versões passaram a ser denominadas como L, GL, GLX e Ghia; todas com opção de duas ou quatro portas, e L, GLX e Ghia para a Belina (esta denominada Del Rey Scala). A partir de 1990, com a criação da Autolatina, o propulsor CHT 1.6 foi substituido por um AP 1.8 da Volkswagen acompanhado da caixa de marchas com cinco marchas e reforço na suspensão, o que otimizou seu desempenho.

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Quem aqui não lembra da Belina & Del Rey? Um clássico nas ruas até hoje, que enfrentam o trabalho duro, ou até mesmo que ainda levam a familia para o campo. Então, como seria esses dois carros nos dias de hoje? A perua e o Sedan.

Nas projeções abaixo, eu tentei manter as características originais do carro, mais sem peder a identidade visual da marca. Na dianteira, os faróis iriam manter o formato quadrado do modelo original, mais eu resolví distorcer um pouco eles, então, ficou meio arredondados, quadrado arredondado, tipo o round square do novo uno. Na grade, o interior é formada por colméia, tem bordas arredondadas cromadas e ao topo, se encontra um filete cromado.

Já na lateral as maçanetas são modernas, de duplo sentido, que no novo modelo seria diferente do modelo original de antigamente, que é apenas de um sentido. No mesmo local, um vinco foi aplicado pra completar o conjunto. Na questão das duas portas, perderia essa opção no novo Del Rey e Belina, pois no mercado automotivo, não seria muito aceito uma perua com duas portas e um sedan.